segunda-feira, 16 de julho de 2012

Com o lean, a Brasil Foods diminuiu seu tempo de set up em até 50%

Fruto da fusão da Perdigão e Sadia, uma das maiores do mundo no setor, a Brasil Foods está conseguindo, entre outros ganhos, diminuir o tempo de processos produtivos com o sistema lean. "Por exemplo", explica Eldo Curtareli, Gerente Corporativo de Processos da empresa, "na 'formadora de empanados' (máquina que forma os nuggets a partir de uma massa pronta)".

“Nessa máquina tínhamos um determinado tempo de setup para troca de produtos A para produto B. Após a introdução de algumas ferramentas e completo envolvimento de todas as pessoas (produção, manutenção, qualidade, engenharia...), conseguimos reduzir esse tempo entre 40% e 50%, através do estudo detalhado dos tempos para cada atividade do setup, separando o que é setup externo (preparação de todo o material, peças, ferramentas fora da linha – com a linha rodando) e setup interno (que precisa ser feito com as máquinas paradas)”, explicou o gerente.

Eldo vai detalhar o case lean da BRF no Lean Summit 2012, na seção “Transformando Múltiplas Plantas”, ao lado da Saint-Gobain, que estará no encontro com a palestra de Elmar Campos da Costa, Gerente Corporativo da empresa.
 

Um comentário:

  1. Boa tarde

    Com certeza a flexibilidade do setup torna a empresa muito mais competitiva no mercado, porem requer muita disciplina nas operações, onde a padronização das atividades tanto IN como OUT fazem a diferença.

    ResponderExcluir