Ao apresentar no Lean Summit 2012 o case ‘Projeto Fluxo de Materiais’, realizado na Unidade de Rio Claro (SP) da Companhia, a Whirlpool Latin America vai discutir também uma questão fundamental num processo de implementação do sistema lean: mudança de cultura.
Na Whirlpool, por exemplo, para a realização do projeto, foi designada uma equipe multifuncional, com colaboradores das áreas de lean (Corporativa), Almoxarifado, Planejamento, Produção, Engenharia Industrial, Logística, Instalações e Suprimentos.
Ao todo, foram envolvidas 40 pessoas diretamente e aproximadamente cinco mil colaboradores indiretamente.
“Um dos maiores desafios do projeto foi capacitar 100% da área operacional, que precisava dominar o novo método de fazer fluir os materiais pela fábrica. Isso significou promover uma verdadeira mudança cultural”, lembra José Júlio Pereira, Diretor de Operações de Manufatura, Serviços, Peças e Qualidade da companhia.
Quando todos entendem a importancia de seguir rigorosamente os conceitos do Lean, realmente as coisas começam a mudar, o apoio da direção é fundamental para o sucesso da implantação e permanencia.
ResponderExcluirNo dia a dia das industrias a rotina acaba mascarando alguns pontos bastante importantes principalmente processos inacabados, ou seja o tão conhecido estoque intermediário, onde um método de fazer fluir os materiais em toda cadeia enxugam o processo otizando tempo e espaço na fabrica, a regra é simples o produto não pode parar até que esteja pronto para ser faturado.