quarta-feira, 25 de julho de 2012

Com lean, Whirlpool fez ‘mudança cultural’, diz Diretor da empresa

Ao apresentar no Lean Summit 2012 o case ‘Projeto Fluxo de Materiais’, realizado na Unidade de Rio Claro (SP) da Companhia, a Whirlpool Latin America vai discutir também uma questão fundamental num processo de implementação do sistema lean: mudança de cultura.

Na Whirlpool, por exemplo, para a realização do projeto, foi designada uma equipe multifuncional, com colaboradores das áreas de lean (Corporativa), Almoxarifado, Planejamento, Produção, Engenharia Industrial, Logística, Instalações e Suprimentos.
Ao todo, foram envolvidas 40 pessoas diretamente e aproximadamente cinco mil colaboradores indiretamente.

“Um dos maiores desafios do projeto foi capacitar 100% da área operacional, que precisava dominar o novo método de fazer fluir os materiais pela fábrica. Isso significou promover uma verdadeira mudança cultural”, lembra José Júlio Pereira, Diretor de Operações de Manufatura, Serviços, Peças e Qualidade da companhia.


terça-feira, 24 de julho de 2012

Para Eldo Curtareli, Gerente Corporativo de Processos da Brasil Foods (BRF) – empresa que é fruto da fusão da Sadia e Perdigão e uma das maiores do mundo no setor – a implementação do sistema lean pode gerar um aumento de sentimentos “difíceis de medir”, mas que podem fazer muita diferença em qualquer negócio.
 
“Uma mudança significativa, além do melhor desempenho nos processos, é a satisfação das pessoas no trabalho pela sua valorização pelos resultados e no sentimento de realmente fazer a diferença. Podemos ver esse reflexo em redução de rotatividade e absenteísmo nas linhas que estamos trabalhando, além, é claro, do indicador que não dá para medir com números, que é a felicidade e o orgulho das pessoas”, ressaltou o gerente.
 
Eldo vai detalhar o case lean da BRF no Lean Summit 2012, na seção “Transformando Múltiplas Plantas”, ao lado da Saint-Gobain, que estará no encontro com a palestra de Elmar Campos da Costa, Gerente Corporativo da empresa.


Com lean, Whirlpool gera benefícios em produtividade, tempo, estoques, organização e segurança

O sistema lean trouxe benefícios significativos para a Unidade de Rio Claro (SP) da Whirlpool, em termos de produtividade, redução nos tempos de set-up nas linhas de montagem, redução de estoques em processo, acuracidade de inventário, organização das áreas e, muito importante, inúmeras melhoria de segurança no ambiente de trabalho.

A informação é de José Júlio Pereira, Diretor de Operações de Manufatura, Serviços, Peças e Qualidade da empresa.

A empresa vai apresentar no Lean Summit 2012 o case ‘Projeto Fluxo de Materiais’, realizado na Unidade de Rio Claro da Companhia.

José Julio explica que a Whirlpool Latin America iniciou a implementação do Lean Manufacturing em 2003, ano em que foi treinada e formada a primeira equipe de lean, chamada dentro da organização de CCM (Manufatura Centrada no Consumidor).

Ele explica que a adoção do sistema faz parte da cultura de excelência da companhia, que está sempre atenta a tendências em práticas de operação que levem à melhoria contínua de seus produtos e processos.
“Em um mercado cada vez mais competitivo, a Whirlpool enxerga o pensamento lean como uma importante estratégia para conquistar e manter a lealdade de seus consumidores”, ressalta José Júlio.
 
 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Com o lean, a Brasil Foods diminuiu seu tempo de set up em até 50%

Fruto da fusão da Perdigão e Sadia, uma das maiores do mundo no setor, a Brasil Foods está conseguindo, entre outros ganhos, diminuir o tempo de processos produtivos com o sistema lean. "Por exemplo", explica Eldo Curtareli, Gerente Corporativo de Processos da empresa, "na 'formadora de empanados' (máquina que forma os nuggets a partir de uma massa pronta)".

“Nessa máquina tínhamos um determinado tempo de setup para troca de produtos A para produto B. Após a introdução de algumas ferramentas e completo envolvimento de todas as pessoas (produção, manutenção, qualidade, engenharia...), conseguimos reduzir esse tempo entre 40% e 50%, através do estudo detalhado dos tempos para cada atividade do setup, separando o que é setup externo (preparação de todo o material, peças, ferramentas fora da linha – com a linha rodando) e setup interno (que precisa ser feito com as máquinas paradas)”, explicou o gerente.

Eldo vai detalhar o case lean da BRF no Lean Summit 2012, na seção “Transformando Múltiplas Plantas”, ao lado da Saint-Gobain, que estará no encontro com a palestra de Elmar Campos da Costa, Gerente Corporativo da empresa.
 

Com o lean, a Whirlpool aperfeiçoa ‘logística interna’ em Rio Claro

Com fábricas em Joinville (SC), Manaus (AM) e Rio Claro (SP), que produzem produtos também exportados para mais de 70 países, a Whirlpool Latin America vai apresentar no Lean Summit 2012 o case ‘Projeto Fluxo de Materiais’, realizado na Unidade de Rio Claro da Companhia.

"O projeto começou em junho de 2010 com o desafio de aperfeiçoar a logística interna na planta e envolveu as operações das áreas de recebimento, alocação e armazenagem, rotas de abastecimento, adequação do ponto de uso, set-ups de montagem e níveis de reposição", explicou José Júlio Pereira, diretor de operações de Manufatura, Serviços, Peças e Qualidade.

No Lean Summit 2012, A Whirlpool vai participar da seção “Logística Lean: conectando os elos da cadeia”, que também contará com os cases das empresas Porsche, Mercedes-Benz e Delphi.


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Com o lean, toda operação ‘percebe perdas e pensa em soluções’, diz gerente da Brasil Foods

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, fruto da fusão da Perdigão e da Sadia, a Brasil Foods já conseguiu resultados concretos ao adotar, desde agosto de 2009, o sistema lean.

Segundo Eldo Curtareli, Gerente Corporativo de Processos da empresa, a BRF já obteve aumentos expressivos de capacidade de produção, além de redução de estoques intermediários em suas fábricas.
Eldo vai detalhar o case lean da BRF no Lean Summit 2012, na seção “Transformando Múltiplas Plantas”.

No evento, 33 grandes empresas de setores variados, entre as mais importantes do país, compartilharão suas experiências e os ganhos com a adoção do sistema lean.
“Apesar de muitos programas que incentivam a participação da base em busca de melhoria contínua, não conseguíamos extrair todo o potencial criativo e de conhecimento existente em cada funcionário, o que, sabemos, é um enorme desperdício, pois os especialistas são as pessoas da linha de produção. Na busca pela excelência operacional, iniciamos o lean e conseguimos fazer com que toda a operação – não apenas os gestores – perceba as perdas e pense em soluções de forma ágil e focada”, resumiu Eldo.
 
 

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Para Whirlpool, Summit é o meio de ‘buscar melhores práticas para manter e aprimorar o nível de excelência’

Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos no Brasil, com as marcas como Brastemp, Consul e KitchenAid, a Whirlpool Latin America vem implementando os conceitos do lean manufacturing desde 2003. E vai apresentar seu case no Lean Summit 2012.
A empresa vê o evento como um meio de buscar melhores práticas para manter e aprimorar o nível de excelência de seus produtos.

Nosso objetivo central será dividir experiências e aprender com outras companhias, mesmo que tenham negócios totalmente diferentes, pois sempre podemos adaptar as lições para nossa realidade”, afirmou José Júlio Pereira, diretor de operações de Manufatura, Serviços, Peças e Qualidade da empresa.
Com fábricas em Joinville (SC), Manaus (AM) e Rio Claro (SP), a Whirlpool possui aqui 14 mil colaboradores, 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia.
No Lean Summit 2012, 33 grandes empresas de setores variados, entre as mais importantes do país, compartilharão suas experiências e os ganhos com a adoção do sistema lean.