sexta-feira, 13 de abril de 2012

Womack diz que ‘raízes’ do sistema vieram antes da Toyota

O embrião do Sistema Lean vem do começo do século 20, acredita James Womack, considerado o “revelador” desse sistema de gestão:

Lean Institute Brasil – As raízes do Sistema Lean foram anteriores à Toyota?

James Womack – Isso começou no início do século 20, não se sabe se com os romanos, com os gregos, com os venezianos... Mas começou quando se montava, na Europa, barcos grandes em menos de uma hora. O tempo foi passando. E em 1908, Henry Ford teve a ideia de criar a linha de produção. Mas a linha de produção não tinha variedade. Ou seja, produzia a mesma coisa várias vezes para se ter um bom preço. Depois, Alfred Sloan, da GM, disse “não é assim: os clientes vão querer variedade...”

Lean Institute Brasil – Daqui a cem anos, quem o senhor acha que será mais importante: Henry Ford ou Taiichi Ohno, pioneiro da Toyota, um dos que desenvolveram esse novo sistema?

James Womack – Henry Ford tinha um conceito de negócios. Ele deu às pessoas comuns a sofisticação que elas não tinham. Soube criar uma empresa e fazer com que ela crescesse de forma muito rápida. Isso apenas com 28 mil dólares. Ele tinha noção sobre quem era o cliente; ele conseguia fazer uma linha de produção pensando no cliente em uma época em que não se tinha nada sobre isso. Já o Taiichi Ohno tinha um projeto de criação, mas não tinha uma noção de venda, de produto, de nada. Ele pegou o sistema veloz de produção da época de Henry Ford, que já tinha qualidade, e aumentou a velocidade, a variedade e a qualidade. Ele pegou o sistema do Henry Ford e agregou isso tudo. A base dele foi Henry Ford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário