Ele se tornou um dos mais renomados especialistas do mundo em Sistema Lean por ter sido o coordenador norte-americano de um grupo internacional de pesquisadores da indústria automobilística na década de 80, no Massachussetts Institute of Technoloy (MIT), que escobriu e comprovou a superioridade do Modelo Toyota, originando o Sistema Lean.
Os resultados daquela pesquisa foram publicados no livro “A Máquina que Mudou o Mundo”, que se tornou um best-seller mundial e influenciou – e ainda influencia – empresas por todo o mundo. (Foi nesse livro, aliás, que o termo ‘lean’ foi cunhado para caracterizar tal sistema de gestão de empresas).
James Womack fundou, então, o primeiro instituto norte-americano (www.lean.org), que inspirou a criação de outros institutos em diversos países (www.leanglobal.org) – o instituto brasileiro foi o segundo (www.lean.org.br) –, todos com um mesmo objetivo: disseminar o Sistema Lean entre as empresas.
James Womack estará no 10º Lean Summit Brasil 2012, que vai ocorrer em São Paulo, nos dias 7 e 8 de agosto – o maior encontro da América Latina de empresas praticantes do lean.
Nenhum comentário:
Postar um comentário