Engenheiro, consultor e pesquisador da Universidade de Michigan, especializado em gestão, liderança, melhoria e mudança nas empresas, o norte-americano Mike Rother é um dos maiores especialistas do mundo no chamado Toyota Kata.
A expressão significa os padrões de comportamento e de pensamento utilizados pela Toyota no dia a dia da empresa para gerenciar e influenciar equipes a trabalharem sob a ótica da “cultura da melhoria”.
Segundo Rother, o desafio da gestão lean, essência do conceito de kata, é mudar o padrão de comportamento tradicional das empresas para outro tipo: aquela que diz que mais importante do que “fazer o trabalho” é “melhorar continuamente o trabalho”. Ou seja, desenvolver entre as pessoas “fortes circuitos mentais” direcionados a estarem sempre focados em desenvolver soluções.
Kata é uma expressão japonesa que pode ser traduzida como “a forma como as coisas acontecem”.
Mike Rother estará pela primeira vez no Brasil de 6 a 10 de agosto para a 10ª edição do maior encontro sobre Lean da América Latina: o Lean Summit Brasil 2012, no qual empresas e especialistas vão compartilhar experiências sobre a implementação do Sistema Lean.
Mike Rother lançou recentemente o livro “Toyota Kata”, baseado em seis anos de pesquisas sobre as práticas de gestão da Toyota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário