O Diretor de Produção da Mercedes-Benz do Brasil, André Luiz Pinho Moreira, explica que o Sistema Lean vem sendo implementado na empresa desde 1994, com apoio, entre 1994 e 1999, da consultoria japonesa Shingijutsu – período em que foram realizados mais de 2.800 workshops “kaizen”, de uma semana cada, na montadora.
No “Léxico Lean”, o termo kaizen – que em japonês quer dizer “melhoria rápida” – significa promover uma melhoria contínua de um fluxo completo de valor ou de um processo individual, visando criar mais valor com menos desperdício.
O Diretor da Mercedes-Benz detalha que as áreas de produção da fábrica da montadora em São Bernardo do Campo, em São Paulo, vêm implementando o Sistema Lean desde 1994. Já na unidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, o sistema vem sendo utilizado desde o início da planta.
“A fábrica é gerenciada de forma ‘Just in Sequence’, com a produção de sub-conjuntos sendo feita por fornecedores, de acordo com a sequência de montagem e sem estoques intermediários”, resumiu André.
Ele explica que os sub-conjuntos e componentes são enviados para as linhas de montagem em kits, conforme sequência de montagem. Com isso, não existe estoque entre os fornecedores de sub-conjuntos, montagem de cabines e montagem final de caminhões.
Além disso, explica o diretor, a fábrica é toda gerenciada por um único software, que define as “janelas de produção” de cada sub-conjunto, cabine ou caminhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário