quarta-feira, 23 de maio de 2012

Com 22 fábricas, Tigre prevê ‘lean’ em todo grupo até final de 2012

Multinacional brasileira líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios no país e uma das maiores do mundo, originária de Joinville (SC), a Tigre prevê implementar iniciativas lean em todo o grupo da marca até o final de 2012, diz Marcelo Bezerra, Gerente Corporativo de Qualidade e Lean da empresa.

Segundo ele, a companhia começou a implementar o lean há pouco mais de três anos. E a adoção do sistema já se estende por uma série de unidades produtivas da empresa no Brasil e na América do Sul.

Marcelo Bezerra vai explicar o case lean da Tigre no 10º Lean Summit Brasil 2012.

A companhia é a 12ª empresa brasileira mais internacionalizada do Brasil, segundo estudo realizado em 2011 pela Fundação Dom Cabral. Presente em 38 países, conta com mais de seis mil funcionários em 22 fábricas, sendo 9 no Brasil e 13 no exterior.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Intitulado ‘Sistema de Produção Scania’, Lean é utilizado hoje em toda a montadora


Chamado internamente de Sistema de Produção Scania, o Sistema Lean é hoje a base da montadora de caminhões e é utilizado em todos os setores da organização. 

A informação é de Érico Aparecido Cazula, Gerente de Montagem de Transmissão, e Daniel Paulo Chiapesan, Gerente de Montagem de Motores, ambos da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) da montadora. 

“Toda a fábrica usa esse sistema, e todos esses valores e princípios nos incentivam a melhorar continuamente nossos processos e produtos”, resumiu Daniel. 

Érico e Daniel serão os dois especialistas da Scania que detalharão o case lean da montadora no 10º Lean Summit Brasil 2012.

terça-feira, 8 de maio de 2012

"Mercedes-Benz brasileira adota a filosofia lean há 8 anos, com milhares de kaizen", diz Diretor

O Diretor de Produção da Mercedes-Benz do Brasil, André Luiz Pinho Moreira, explica que o Sistema Lean vem sendo implementado na empresa desde 1994, com apoio, entre 1994 e 1999, da consultoria japonesa Shingijutsu – período em que foram realizados mais de 2.800 workshops “kaizen”, de uma semana cada, na montadora.


No “Léxico Lean”, o termo kaizen – que em japonês quer dizer “melhoria rápida” – significa promover uma melhoria contínua de um fluxo completo de valor ou de um processo individual, visando criar mais valor com menos desperdício.

O Diretor da Mercedes-Benz detalha que as áreas de produção da fábrica da montadora em São Bernardo do Campo, em São Paulo, vêm implementando o Sistema Lean desde 1994. Já na unidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, o sistema vem sendo utilizado desde o início da planta.

“A fábrica é gerenciada de forma ‘Just in Sequence’, com a produção de sub-conjuntos sendo feita por fornecedores, de acordo com a sequência de montagem e sem estoques intermediários”, resumiu André.

Ele explica que os sub-conjuntos e componentes são enviados para as linhas de montagem em kits, conforme sequência de montagem. Com isso, não existe estoque entre os fornecedores de sub-conjuntos, montagem de cabines e montagem final de caminhões.

Além disso, explica o diretor, a fábrica é toda gerenciada por um único software, que define as “janelas de produção” de cada sub-conjunto, cabine ou caminhão.

Diretor da Mercedes-Benz diz que lean gera ‘processos robustos’

“O Sistema Lean propicia grande racionalização nos processos produtivos, eliminação de desperdícios, processos de produção robustos e garantia de qualidade”, resumiu André Luiz Pinho Moreira, Diretor de Produção da Mercedes-Benz do Brasil.

O executivo vai detalhar o case de sucesso da Mercedes-Benz no Lean Summit Brasil 2012, que ocorrerá dias 7 e 8 de agosto deste ano, em São Paulo – encontro, no qual 29 grandes empresas de setores variados, entre as mais importantes do país, vão compartilhar suas experiências e os ganhos com a adoção do Sistema Lean.

No evento, André Luiz vai explicar o mais recente case de sucesso da Mercedes-Benz, que é o da implantação da nova fábrica de caminhões da montadora, em Juiz de Fora, Minas Gerais.